Ceará define estratégias de proteção à infância para 2018

Ações incluem constituição de comitês municipais e fortalecimento das ações intersetoriais nos municípios

Representantes de 86 cidades do Ceará se reuniram na sede do Ministério Público do Trabalho no estado para elaborar ações estratégicas do programa Resgate a Infância - Eixo Educação a serem implementadas ao longo de 2018. Foi também a oportunidade de troca de experiências – sobre as atividades em andamento nos municípios – entre os coordenadores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca).

Imprimir

Palestra aborda tema de impacto nas relações de trabalho

Evento gratuito e aberto ao público marca lançamento do livro "Quitação Anual"

O Ministério Público do Trabalho no Ceará vai promover, no dia 1º de março, às 16h30, a palestra de lançamento do livro "Quitação Anual", de autoria do Procurador Regional Francisco Gérson Marques de Lima. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, até o dia 26 de fevereiro. As vagas são limitadas.

Imprimir

Audiência no Senado debate elementos da relação de emprego

Procuradora Vanessa Patriota, do MPT em Pernambuco, compôs a mesa e abordou temas como terceirização da atividade-fim e reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) participou, nesta quinta-feira (8), de audiência interativa sobre “Normas gerais de tutela do trabalho”, na Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalho do Senado Federal. A procuradora do MPT em Pernambuco Vanessa Patriota integrou a mesa da audiência e abordou temas como o conceito de “subordinação”, vínculos trabalhistas, terceirização da atividade-fim e reforma trabalhista. Também participaram da audiência parlamentares e representantes da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

Imprimir

Em 15 anos, 613 trabalhadores foram resgatados pelo menos duas vezes da escravidão

Dados estão no Observatório Digital do Trabalho Escravo, ferramenta que é fruto do MPT com a OIT

Brasília - Dados extraídos do Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil revelam que 1,73% dos 35.341 trabalhadores resgatados da escravidão no país entre 2003 e 2017 eram vítimas reincidentes. Isto significa que 613 trabalhadores foram resgatados pelo menos duas vezes no período de 15 anos. Quatro destes trabalhadores foram resgatados quatro vezes e outros 22 foram resgatados três vezes. O Observatório é mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Imprimir

MPT intensifica campanha de prevenção ao trabalho infantil no Carnaval

O Ministério Público do Trabalho vai reforçar a campanha #Chegadetrabalhoinfantil no período de Carnaval, em abrangência nacional, com o slogan "Trabalho Infantil Não é Folia". No Ceará, representantes de 86 municípios receberam, nesta quinta-feira (8), na sede do MPT em Fortaleza, camisetas e materiais informativos para as mobilizações nos locais de festa. O objetivo é alertar os foliões, blocos e a sociedade em geral para a situação de crianças e adolescentes que trabalham invisíveis e desprotegidas no cenário de fantasias, alegria e confetes, com seus direitos fundamentais violados.  

Imprimir